CRM 36322
ginecologia e obstetrícia
imunologia da reprodução
medicina fetal

voltar|história de sucesso

Rosenil e Alan


Dupla Realização

É incrível como uma história simples de algo que, na maioria das vezes, deixa de ser notícia por ser tão corriqueiro: o nascimento de um filho, se tornar uma satisfação tão grande...

Nossa história nem é diferente da de tantos casais que procuram o Dr. Ricardo Barini e sua valorosa equipe na intenção de obter ajuda e entender melhor o que ocorre de errado com suas tentativas de terem um bebê.

Meu nome é Alan e minha esposa Rosenil (Rose). Somos de Cuiabá/MT, nos conhecemos em 1995, começamos a namorar em 1998 e nos casamos em 2001, quando logo nos primeiros meses de casados nos surpreendemos com o inicio de uma gestação não planejada, porém, muito bem vinda, só que para nossa tristeza, assim que soubemos da confirmação da gestação de menos de 1 mês, veio em seguida a dor de um “aborto espontâneo” que o médico disse ser normal, e a causa provável seria o não desenvolvimento do embrião. Fomos orientados a tentar novamente após seis meses. Mas, de novo sem planejar, aconteceu nova gravidez.

Tínhamos a certeza de ter embrião, que descobrimos já com 4 semanas e início de descolamento de placenta. O médico então recomendou repouso e uso de hormônios para manter a gravidez, seguimos tudo direitinho, e nada adiantou, veio outra perda, outra curetagem e outra decepção. Começamos a ficar intrigados, e questionamos se não haveria algo de errado, mas o médico disse que não, era só uma coincidência terrível. Tentem de novo, vocês são jovens, disse ele.

Resolvemos trocar de médico, foi quando encontramos a Dra. Giovana Fortunato, profissional competente, ética e que hoje temos a alegria de poder chamar de amiga... De cara ela solicitou exames para investigarmos possíveis causas, conversou conosco e os resultados não apontavam nada, estava tudo normal, então, ela nos acompanhou na tentativa de uma nova gravidez, que infelizmente, também não passou do 3º mês.

Feita outra curetagem, mas desta vez, o material foi encaminhado para exame, e o estudo do cariótipo revelou anomalia do tipo triploidia, que não estava relacionada a nenhuma doença ou incompatibilidade, era outra vez falta de sorte... Mas, a coisa ficou pior. No exame de ultra-sonografia de controle pós-curetagem, levamos um susto, havia um embrião inteiro e sem vida ainda no útero, o que indicava ter ocorrido gestação gemelar anteriormente não identificada. Nova curetagem foi feita, a dor só aumentava.

Graças a Deus estávamos sendo acompanhados, pois Rose teve sangramento pós-curetagem, evoluindo para algo como que uma infecção com descamação da parede uterina e produção de material intra-uterino, semelhante ao que ocorre nos casos de mola (uma espécie de câncer). Fizemos toda a investigação e ela só piorava, Chegando a ter um choque hipovolêmico, indo parar na UTI, a indicação era de histerectomia, que só por insistência nossa e da doutora Giovana, e graça de Deus, não foi realizada.

Depois disso, Rose fez tratamento de monitoramento e se recuperou bem. Esperamos dois anos, repetimos todos os exames de investigação, a médica chegou até a levantar a hipótese de algum problema imunológico que talvez pudesse ser investigado, mencionou o Dr. Barini, mas, descartamos a possibilidade e tentamos nova gravidez, com repouso total, uso de hormônios e outros medicamentos na tentativa de levar a termo.

Houve ameaças de abortamento, mas conseguimos chegar à 24ª semana, quando Rose precisou ser internada por rompimento de bolsa e perda de líquido amniótico, permanecendo no hospital até completar 29 nove semanas, quando nasceu no dia 31/12/2004, nossa filhinha Maria Rita, pesando 1420g e medindo 38 cm. Linda, mas não conseguia respirar, precisou ir para a UTI, quando deu sinais de melhora, piorou subitamente e acabou falecendo em 09/01/2005. A dor é indescritível, não acaba, mas com Deus e com ajuda daqueles que amamos, conseguimos superar e continuar sonhando...

Em 2005, com a ajuda da Dra. Giovana, resolvemos procurar o Dr. Ricardo Barini, em Campinas, construímos um verdadeiro projeto de vida para isso, renunciando a tudo a fim de conseguirmos reunir recursos e forças para levar adiante o intento. Em outubro de 2005 conhecemos o Dr. Ricardo e sua equipe, o tratamento e tudo mais. Fizemos os exames, as vacinas, foi preciso repetir o ciclo, depois repetimos mais duas vezes com doadores, e finalmente, recebemos um OK para tentar a gravidez.

Vencemos o medo e no dia 17/03/2007 o BETA HCG deu positivo, já estávamos com o pedido de ultra-som em mãos e a surpresa foi grande, quando o médico anunciou que eram gêmeos. Difícil conter a emoção... Mas, como não poderia deixar de ser, haviam riscos e era preciso precaução, durante a gravidez fizemos os ciclos de vacinas em Campinas e fomos acompanhados pela equipe do Dr. Ricardo e pela Dra. Giovana em Cuiabá, com exames periódicos, controles por ultra-sonografias, dietas, repouso e toda a medicação receitada em Campinas, inclusive injeções diárias de heparina. Mesmo com todo este cuidado, no 7º mês, foi identificada hipertensão, diabetes melitus, aumento do líquido amniótico em uma das placentas e foi necessário internação por 42 dias, até que em 28/10/2007, com 37 semanas e 3 dias, com 2155g e 2610g, respectivamente, nasceram Giovanna Vitória e Lucas José, nossas maiores riquezas. Nem precisaram de UTI.

Hoje eles estão com 3 meses e meio de idade, saudáveis, espertos e lindos, são a alegria de toda nossa família. Somos eternamente gratos a Deus e a todos os profissionais que nos assistiram em Cuiabá e em Campinas, principalmente, ao Dr. Ricardo Barini, Dra. Giovana Fortunato, Walquíria, Leonice, Rosário, e em especial, à Andréia. Muito Obrigado!!!! Que Deus abençoe a todos!!!

Consultório Campinas-SP:
Rua Antonio Lapa 280 sala 305, Cambuí CEP 13025-240 Veja o mapaDownload PDF
Fone/fax: 19 3294 5807
Consultório São Paulo-SP:
Rua do Rocio 423 Cj.312, Vila Olímpia CEP 04552-000 Veja o mapaDownload PDF
Fone/fax: 11 3846 2409
®2010 Dr. Ricardo Barini - Todos os direitos reservados.
criação: guto lacaz - desenvolvimento: zinga / rota01