CRM 36322
ginecologia e obstetrícia
imunologia da reprodução
medicina fetal

notícias

Cura para aborto de repetição   out.2006

Dos casais em idade fértil, de 2% a 5% deles sofrem com os abortos de repetição, um problema que se caracteriza pela interrupção natural e recorrente (duas, três ou mais vezes) da gestação antes da 20ª semana. Esse processo pode ocorrer em mulheres com dificuldade para engravidar, que apresentam falhas de implantação do feto.

Falha Imunológica que causa aborto de repetição pode ser tratada   out.2006

Aproximadamente 2% a 5% dos casais em idade fértil sofrem abortos de repetição, que se caracteriza pela perda recorrente da gestação antes de completadas 20 semanas.

Entrevista com o Dr. Ricardo Barini   out.2006

Entrevistamos o dr. Ricardo Barini, coordenador do Serviço de Medicina Fetal, Disciplina de Obstetrícia, Departamento de Tocoginecologia da Universidade Estadual de Campinas. Ele também coordena o Ambulatório de Aborto Recorrente, Divisão de Reprodução Humana, Departamento de Tocoginecologia, CAISM /UNICAMP.

Programa de Medicina Fetal do Caism desenvolve trabalho pioneiro na área da citogenética molecular   out.2006

Técnica molecular usada pelo Programa de Medicina Fetal, do Departamento de Tocoginecologia do Caism (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher), está abrindo novas perspectivas na área de diagnóstico e tratamento de doenças.

Ginecologista revela talento na guitarra   out.2006

Como todo adolescente que um dia quer ser músico, começou executando canções de sucesso de sua geração. E não foi diferente com Ricardo Barini, hoje médico ginecologista e obstreta do Caism, na década de 70. Empunhando um violão...

Estudo mostra importância do ácido fólico   out.2006

Tomar ácido fólico durante pelo menos três meses ininterruptos, antes e depois de engravidar,é o que aconselha o ginecologista e obstetra do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) da Unicamp Ricardo Barini as mulheres que desejam ter filhos.

Síndrome de inadaptação imunológica atinge de 1% a 2% dos casais   out.2006

As tentativas começaram em 2000: Sandra Munhoz Magnani, 35, fez várias fertilizações in vitro, mas não conseguiu engravidar. Hoje, grávida de quatro meses, ela comemora a conquista. "Foi somente na quinta tentativa, depois de passar pelo tratamento, que consegui engravidar.

Estudo mostra importância do ácido fólico na prevenção da Síndrome de Down   set.2006

Tomar ácido fólico durante pelo menos três meses ininterruptos, antes e depois de engravidar, é o que aconselha o ginecologista e obstetra do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) da Unicamp Ricardo Barini às mulheres que desejam ter filhos.

Aborto, uma opção perigosa para a mulher   set.2006

A manicure Carla, de 39 anos, optou pela tabelinha e camisinha no planejamento familiar. Num período de dez anos engravidou três vezes, todas interrompidas por meio de comprimidos de Cytotec. A universitária Isabel, de 25 anos, fez uma escolha difícil. Ainda adolescente e com o desinteresse do namorado pela paternidade...

Bate-papo: A luta pelo parto natural   set.2006

Lançado há um mês no Brasil, o livro A Cesariana (ed. Saint Germain), do obstetra francês Michel Odent, de 73 anos, joga novas luzes sobre uma questão que costuma afligir a mulher na hora de dar à luz: quais as vantagens e as desvantagens dos partos normal e cesáreo?

Consultório Campinas-SP:
Rua Antonio Lapa 280 sala 305, Cambuí CEP 13025-240 Veja o mapaDownload PDF
Fone/fax: 19 3294 5807
Consultório São Paulo-SP:
Rua do Rocio 423 Cj.312, Vila Olímpia CEP 04552-000 Veja o mapaDownload PDF
Fone/fax: 11 3846 2409
®2010 Dr. Ricardo Barini - Todos os direitos reservados.
criação: guto lacaz - desenvolvimento: zinga / rota01