CRM 36322
ginecologia e obstetrícia
imunologia da reprodução
medicina fetal

notícias

DNA desigual   set.2006

Agência FAPESP - Mutações no gene da enzima MTHFR (metileno tetrahidrofolato redutase) apresentam uma relação positiva com o surgimento da síndrome de Down. Estudo realizado por pesquisadores brasileiros detectou uma alta proporção dessa alteração gênica num grupo de 70 mulheres com filhos portadores da doença.

Sangue do cordão umbilical é esperança de vida nova   set.2006

Há algum tempo já não é mais novidade falar dos avanços da Medicina e das expectativas diversas que esses avanços suscitam. Desta vez, estão por vir melhorias na vida de quem depende de um transplante de medula óssea para combater males como a leucemia...

Homens também podem ser inférteis   set.2006

A infertilidade masculina é pouco comentada, mas o número de mulheres e homens inférteis é o mesmo. Os problemas ocorrem por dois principais fatores: a varicocele ou como conseqüências de infecções, que podem causar baixa produção e má qualidade de espermatozóides.

Entrevista do Dr. Ricardo Barini no programa Drauzio Varela   set.2006

O Dr. Ricardo Barini foi entrevistado com exclusividade pelo Programa Drauzio Varela, que foi ao ar no dia 11/outubro/2004, em diversos canais a cabo. Leia a íntegra da conversa sobre Infertilidade.

Bebê operado no útero já dá primeiros sorrisos   set.2006

Uma vitória da ciência e da coragem da mãe e dos médicos. O pequeno Lucas Cauan Conceição Teodoro – que foi submetido a uma cirurgia intra-uterina para correção de um defeito congênito –, chega aos seis meses e meio de idade com uma recuperação surpreendente.

Cirurgia intra-uterina: enfim já é possível   set.2006

Um sucesso. Assim foi considerada a cirurgia intra-uterina realizada em Campinas/SP, em dezembro do ano passado, pela equipe do Dr. Ricardo Barini, professor de Obstetrícia da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. O bebê, Lucas, nasceu no dia 1/3/2004, com 2,2kg...

Nasce bebê operado na barriga da mãe   set.2006

Ele ainda precisa passar por avaliação de um neurocirurgião e deve permanecer por um ou dois dias em observação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)...

Desmistificando o tratamento imunológico para casais inférteis   set.2006

O tratamento imunológico, pouco disseminado no Brasil, ainda que muito bem estabelecido na literatura médica internacional, oferece uma saída de grande eficácia para casais com dificuldade de gerar filhos por excesso de compatibilidade imunológica.

Aborto repetitivo atinge até 3% das mulheres, afirmam especialistas   set.2006

Depois de sofrer dois abortos consecutivos e se submeter a uma bateria de exames, a apresentadora Maria Cristina Poli, de 43 anos, descobriu que o grande vilão de sua gravidez era o seu próprio sistema imunológico. A jornalista faz parte de 3% da população feminina em idade reprodutiva que sofre com o chamado aborto repetitivo.

Imunoterapia com linfócitos melhora índices de gravidez   set.2006

Estudo publicado em edição recente de uma das mais prestigiadas revistas científicas de Ginecologia e Obstetrícia, Clinical and Experimental Obstetrics and Gynecology , demonstra o papel decisivo da Imunoterapia com linfócitos para ampliar as chances de manutenção da gravidez...

Consultório Campinas-SP:
Rua Antonio Lapa 280 sala 305, Cambuí CEP 13025-240 Veja o mapaDownload PDF
Fone/fax: 19 3294 5807
Consultório São Paulo-SP:
Rua do Rocio 423 Cj.312, Vila Olímpia CEP 04552-000 Veja o mapaDownload PDF
Fone/fax: 11 3846 2409
®2010 Dr. Ricardo Barini - Todos os direitos reservados.
criação: guto lacaz - desenvolvimento: zinga / rota01